Eletiva nº 1 - PROJETO DE ELETIVA DE IDÉIAS A PALAVRAS: JORNADA NA REDAÇÃO DO ENEM. Nome do professor (a): Maria Lú

RESPONSÁVEL


Rokcxana

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma parte importante da nota final dos estudantes. Muitos alunos têm dificuldades para escrever esse tipo de texto, especialmente na organização das ideias e na argumentação. Esta eletiva tem como objetivo ajudar os alunos a melhorar essas habilidades de forma prática e interativa, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetivo Geral: Capacitar os estudantes a escreverem redações dissertativo-argumentativas eficazes, atendendo às competências avaliadas no ENEM e promovendo o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura crítica e argumentação.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Compreender a estrutura e os critérios de avaliação da redação do ENEM. • Desenvolver técnicas de argumentação e coesão textual. • Ampliar o repertório sociocultural para embasar a produção textual. • Praticar a escrita de redações com feedback contínuo. • Analisar e interpretar temas contemporâneos relevantes.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva será apresentações sobre o processo de produção textual e uma mostra das redações dos alunos. Essa abordagem não apenas destaca o desenvolvimento das habilidades de escrita, mas também promove a reflexão crítica e o compartilhamento de experiências entre os participantes.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 2 - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – ENSINO MÉDIO- RAEL COSTA OLIVEIRA

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes do Ensino Médio, o fortalecimento da cultura de paz e a valorização da vida, por meio da conscientização quanto aos valores e das condutas no tráfego de pedestres e condutores, no sentido de prevenir violências no trânsito bem como contribuir com o desenvolvimento de atitudes que geram gentileza, valores, segurança e respeito no trânsito.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Influenciar os adolescentes sobre o comportamento correto no trânsito, de modo que as incentive a cobrar dos adultos com que tem contato; • Ensinar os adolescentes noções básicas em relação à sinalização de trânsito; • Demonstrar, através de atividades interativas, a realidade do trânsito, facilitando assim seu aprendizado em relação a sua circulação e a circulação dos familiares enquanto pedestres e condutores; • Despertar através de vídeos o que é correto fazer diante da necessidade de dar ao outro a preferência, em diferentes situações do cotidiano; • Expor a importância de ser gentil com o próximo em qualquer momento; • Valorizar a vida e a cidadania no trânsito.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 7 Proposta para a Culminância Exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes, como cartazes, vídeos, peças teatrais, músicas e visitas a órgãos de trânsito.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 3 - Iniciação ao xadrez escolar Projeto de aulas eletivas Professor(a): Sabrina Cosendey Dutra da Sil

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto de Eletiva propõe desenvolver a iniciação ao xadrez, pois reconhecemos que este jogo é uma poderosa ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e cognitivo dos estudantes. Por meio do xadrez, estamos proporcionando aos jovens incentivos às conquistas pessoais e acadêmicas, aliados ao sentimento de cooperação e amizade. A integração com a matemática se faz por meio da resolução de problemas e do pensamento estratégico requeridos no jogo, habilidades estas que são essenciais para a excelência acadêmica em diversas áreas do saber.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Através do xadrez: promover a sociabilidade, o amadurecimento emocional e cognitivo do aluno, favorecendo o aprendizado do saber ganhar e saber perder, do planejar, do organizar, do liderar, do persistir e do ser responsável. Paralelamente, trabalhando a temática aos descritores de raciocínio lógico e resolução de problemas do Componente Curricular de Matemática.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Objetivo: Apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos, celebrando a integração do xadrez com a matemática e destacando o aprendizado e a criatividade dos estudantes.  Cada grupo apresentará seu projeto, explicando o conceito matemático abordado e como utilizaram o xadrez para exemplificar e aprofundar esse conceito. o Estação 1: História do Xadrez e Matemática - Posteres ou apresentações digitais. o Estação 2: Jogos de Xadrez - Área para jogar xadrez com desafios matemáticos incorporados. o Estação 3: Análise de Partidas - Computadores ou tablets com software de análise de xadrez mostrando partidas famosas e a lógica matemática por trás dos movimentos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 4 - Aprendendo à Aprender Matemática PROFESSOR Donizete Inácio Carvalho

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Levando em consideração os resultados das avaliações internas e externas da nossa escola e em um mundo onde as necessidades, familiares sociais, culturais e profissionais ganham novos contornos, todas as áreas requerem alguma competência em Matemática e a possibilidade de compreender conceitos e procedimentos matemáticos é necessária tanto para tirar conclusões e fazer argumentações, quanto para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber os conceitos matemáticos, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • - Produção de gráficos, tabelas e planilhas no Excel; - Apresentação de depoimentos; - Criação de vídeos, banner e painel de fotos; - Divulgação de cartazes com os melhores momentos das atividades realizadas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COLETIVOS E.M- DANYELA DOS REIS MANSO

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Em um mundo cada vez mais dinâmico e interconectado, a Educação Física desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos estudantes. O curso “Desenvolvimento de Jogos Coletivos” surge como uma proposta inovadora para o Ensino Médio, buscando transcender as fronteiras tradicionais do ensino ao integrar elementos físicos, sociais, cognitivos e criativos. Ao reconhecer a importância do movimento e da atividade física para o bem-estar global, este curso visa não apenas promover o desenvolvimento físico, mas também cultivar habilidades sociais, estratégicas e criativas por meio da participação ativa em jogos coletivos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ESPECÍFICOS: Desenvolvimento Físico: Aprimorar capacidades físicas, promovendo saúde e bem-estar. Habilidades Sociais: Estimular a cooperação, a empatia e o respeito mútuo por meio da prática coletiva. Cognição: Desenvolver raciocínio lógico, tomada de decisões e estratégias durante os jogos. Criatividade: Incentivar a criação e adaptação de jogos, fomentando a expressão individual e coletiva. Explorar as habilidades motoras específicas requeridas nos jogos coletivos. Valorizar os jogos coletivos como expressão da cultura lúdica. Estimular a autonomia para a tomada de decisões e a colaboração no trabalho em equipe. Analisar as estratégias e regras dos jogos, promovendo o pensamento crítico e reflexivo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será decidida com os estudantes por meio de pesquisa e debate, podendo ser: simulação dos jogos coletivos, apresentação oral, maquetes dos esportes trabalhados, apresentação de banner, ou produção de vídeos, tudo relacionado aos jogos coletivos propostos para o segundo semestre.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 6 - DANYELA DOS REIS MANSO

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Com o intuito de oferecer uma abordagem prática e teórica, focada na criação, adaptação e compreensão dos jogos e brincadeiras. O objetivo é incentivar a participação ativa dos alunos na construção de conhecimento por meio do lúdico, promovendo o desenvolvimento integral de habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais, visando explorar a importância dos jogos e brincadeiras no contexto educacional do Ensino Fundamental, destacando a perspectiva do brincar como elemento fundamental no processo de aprendizagem. Ao longo do percurso, serão abordadas teorias e práticas que sustentam a relevância do jogo, construção de brinquedos, iniciação as regras, importância do brincar, interação social do lúdico como ferramenta pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Desta forma, analisamos que está eletiva de jogos e brincadeiras tem o intuito de oferecer uma abordagem prática e teórica, focada na criação, adaptação e compreensão dos jogos e brincadeiras, além do desenvolvimento pessoal do estudante.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais dos estudantes por meio da construção, adaptação e análise de jogos e brincadeiras, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a valorização da cultura lúdica, abordando competências e habilidades. Corpo e Movimento: Explorar e ampliar repertório motor por meio da criação de jogos que estimulem habilidades específicas. Cultura Corporal: Valorizar e compreender a diversidade de jogos e brincadeiras, respeitando diferentes manifestações culturais. Autonomia e Colaboração: Estimular a autonomia na criação de jogos e brincadeiras e a colaboração entre os alunos durante as atividades. Pensamento Crítico: Analisar regras, estratégias e dinâmicas dos jogos, fomentando o pensamento crítico e reflexivo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Quando tomarem conhecimento de jogos e brincadeiras de diversas regiões, os estudantes deverão apresentar, como proposta de culminância, uma exposição de cartazes e brinquedos criados pelos estudantes.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 7 - CIDADANIA E CIVISMO - RAEL COSTA OLIVEIRA

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover espaços e percursos de formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário. (Resolução CNE/No 01, de 30 de maio de 2012, Art. 5o).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Questionários; • Entrevistas; • Testes; • Trabalhos; • Apresentações; • Portifólios; • Participação nas atividades realizadas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes, como cartazes, vídeos, peças teatrais e músicas. Apresentação de convidados, como representantes de organizações que trabalham na defesa dos direitos humanos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História
    •  Sociologia